(Animação de Pixel Art) Três toupeiras saindo da terra. A do meio carrega um moicano e óculos escuros, a da esquerda com moicano e a da direita de cabelo raspado e tapa olho.

2026 tá chegando, e com isso quero trazer mais um DIY para o blógue, para chegarmos preparados para um evento que pode encher seu bolso, não de dinheiro e auxílios, pois estamos MUITO LONGE DISSO, mas sim de ADESIVOS maneiros.

Esta postagem só esta acontecendo pois meu amigo solar (ele pediu para mencioná-lo assim), dentre as muitas coisas maneiras que tem me ensinado, me deu esta dica maravilhosa, que quando fui perguntar ao meu compañero, ele disse que “normar”, todas as pessoas fazem isso, mas eu não fazia a menor ideia.

A cada 2 anos, somos bombardeados com as campanhas eleitorais das eleições burguesas, onde muitos de nós caem no conto de que é possível mudar algo apertando um botão e delegando toda a participação em um sistema onde o jogo já está vencido por quem tem mais grana: A BURGUESIA FASCISTA. E depois de votar, só esperar eternamente para que nossos guerreirinhos da esquerda consigam mudar algo.

E COM ISSO, chovem adesivos de campanhas de políticos, MAS SIM, podemos fazer algo, que é: pegar estes adesivos, colocar nossas pautas, e distribuí-los pelos lugares, fomentando a luta onde quer que passamos porra.

SEM MAIS DELONGAS, vamos para o curto DIY de hoje:

Ingredientes

Modo de fazer:

1. Pegue os adesivos e taque o spray

Foto de vários adesivos da época eleitoral do passado sobre uma tábua de madeira que está no chão. Foto de pessoa sentada no chão passando spray preto em cima do adesivo que está sobre a tábua de madeira no chão

Importante colocar algo atrás dos adesivos para poupar sua casa alugada de ser pixada. No meu caso usei dois tabletes de madeira de um móvel que desmontei pois estava se degradando de umidade.

Foto uma mão segurando um spray sendo apertado, é possível ver a tinta saindo e colorindo um adesivo que antes tinha um conteúdo e agora está ficando todo preto, em cima de tábua de madeira.

Use luvas! Acabamos não usando, mas é importante pois a tinta é chata de sair.

Foto de pessoa segurando um spray e usando uma máscara n-95.

Use máscara, estou usando uma n95, importante usar uma dessas, usadas também em obras, para não respirar o ar tóxico do spray.

Foto de uma mão segurando spray em direção a um adesivo eleitoral que está colado em uma tábua de madeira que está encostada na parede. O adesivo está grudado com duas fitas crepes.

Algo que foi útil para mim, foi usar fita crepe para prender o adesivo na madeira, pois o spray funciona melhor dessa forma. Usar o spray pra baixo funciona se ele estiver cheio. Só não usei alfinetes para prender pois não tinha.

2. Espere secar

Foto de vários adesivos pintados de preto secando no chão.

Em torno de 30~40 minutos, devem estar secos, mas claro, vai depender de sua localização e clima.

3. Pegue a caneta POSKA e desenhe seus próprios adesivos!

Foto de um adesivo preto sendo preenchido com tinta branca de uma caneta poska. É possível ver as letras IA e um círculo sendo traçado ao seu redor, enquanto uma mão segura a caneta poska e finaliza o círculo. Foto de 6 adesivos prontos: 1 FCK NZS, 2 <3 Godot Game Engine, 3 Trans your gender, 4 Anti-IA, 5 Viatura pegando fogo ACAB, 6 Pare! Repare! Punho cerrado segurando uma ferramenta. Foto de 6 adesivos prontos: 1 uBlock Origin Agora!, 2 Binário é para computador e um teclado quebrando uma tela de PC, 3 Símbolo das três setas apontadas para a diagonal esquerda, 4 Internet Livre Foda-se IA, 5 Linux é Legal com o Tux no meio, 6 A na bola.

Valeu quem acompanhou até aqui, acabei gastando uns 27 reais nessa brincadeira, pode ser que só imprimir saia mais barato ksksk. Foi meio spray que deve dar uns 7 reais, mais uma poska que dá 20 reais (porém dura)... E os adesivos o ideal é conseguir de grátis por osmose.

Deve haver um método mais barato e menos agressivo ao meio ambiente, não sei nada sobre reciclagem dos refills dos sprays por enquanto. Se descobrirem/souberem formas melhores/mais baratas, me mande um email: punkytrio@tutamail.com, ou me envie mensagem no mastodon: gloostao@ayom.media. Até a proxiiimaa.