(Animação de Pixel Art) Três toupeiras saindo da terra. A do meio carrega um moicano e óculos escuros, a da esquerda com moicano e a da direita de cabelo raspado e tapa olho.

Olá leitorys deste blógue, quero começar essa postagem falando sobre um desejo meu, que aparece ás vezes em minha turbulenta mente, que é a de passar 1 fodendo ano longe de qualquer tecnologia, só para dar um reboot no meu cansado cerebelo.

Uma das opções seria ir pro interior do interior, e só viver por lá sem internet (nível hard, pois não manjo tanto de auto-sobrevivência, infelizmente sou meio piá de prédio da cidade, porém é bem possível, confio no meu potencial) (um defeito meu é que sou um pouco otimista). Outra opção seria encontrar algum retiro, com pessoas cuidando, e etc, mas com certeza eu iria me rebelar em algum momento.

Diante das duas opções impossíveis, te digo que sempre há um atalho, e esse atalho se chama MAGIA. Então trago para vocês, e para mim, esta tradução freestyle, não confie tanto nela, leia o artigo original: https://paganlibrary.com/humor/spell_free_oneself_excessive_computer.php, da Magia Para Se Livrar do Encantamento Obsessivo por Compiuters assinado por Ian Lurking Bear. O feitiço é de 1996, ou seja, foi feito antes de eu nascer e não está obsoleto. Por mais que acabo de perceber que está na categoria humor, me deu vontade de fazer um teste, e posso contar posteriormente os resultados, se alguém quiser fazer este teste também, fique à vontade para me contar os resultados em punkytrio@tutamail.com ou mastodon @gloostao@ayom.media. E vamos para o feitiço:

Magia Para Se Livrar do Encantamento Obsessivo por Compiuters

Por: Ian Lurking Bear.

Tradução e comentários: Punkytrio

Muitas buenas pessoas se viram enredadas em uma crescente teia de artifício e glamour gerados por computador. Enquanto os computadores às vezes são uma ferramenta útil, é preciso ter cuidado para ter um relacionamento saudável com eles. Se você se encontra com eles drenando seu tempo e energia, ou invadindo sua alma lentamente, então esse feitiço é para você. Se você está vendo pixels, ícones e caixas de diálogo em seus sonhos, pode já ser tarde demais, porém tente esse feitiço de qualquer forma.

1.Sente-se confortavelmente na frente do seu compiuter, ligue-o, e inicie um de seus programas favoritos. Acenda uma vela em um lugar bem visível. Azul não fotográfico é a melhor cor para a vela, embora qualquer cor sirva.

9 velas azuis empilhadas na horizontal.

Comentário do punkytrio: Acho, que esse é o mais próximo de azul não fotográfico que é possível encontrar xD.

2.Respire profundamente em séries de 5 respirações até você se sentir tonto e saltitante. (Na verdade outros números além de 5 vão servir. Mas é importante que o número seja maior que 3 e NÃO pode ser uma potência de 2 (2,4,8,16...etc) sendo que os compiuters funcionam na potência de 2. Números primos funcionam melhor, já que os computadores tem menos poder sobre os números primos, um princípio básico da criptografia.) Se mexa na cadeira e ria se sentir necessidade.

3.Visualize a vastidão da conexão web correndo pela tela do computador para todos os outros que estão online, especialmente seus amigos virtuais e relações. Caso seja apropriado, veja se consegue se tornar eroticamente consciente para com algum deles no processo.

4.Você está pronto para empregar o mantra para que isso funcione. O mantra vem de um dos sábios e profetas da cultura-techno, Marshall McLuhan. E o mantra é: “O meio é a mensagem.” Respire profundamente 5 vezes depois e comece a fazer coisas no computador. Entoe o mantra “O meio é a mensagem.”, clique com o mouse, ou digite uma palavra, e entoe o mantra novamente, até que você tenha repetido o mantra 5 vezes. Foque na imagem da tela independente de qualquer significado atribuído a ela. Pode ser que ajude colocar um texto na tela para uma fonte sem sentido como Symbol ou Dingbats, se possível. Incline-se para trás e deixe suas mãos caírem do teclado ou mouse enquanto observa tela à dentro. Esteja aberto para qualquer mensagem que ela tenha para você.

5.Respire em séries de 5 novamente, e foque sua atenção no fogo da vela. Quando estiver pronto, entoe o mantra novamente “O meio é a mensagem.” 5 vezes para o fogo, pausando para respirar 3 vezes entre cada repetição. Relaxe e continue com o foco no fogo. Esteja aberto para qualquer mensagem que apareça para você.

6.Se tiver algum problema focando no fogo da vela por alguma distração na tela do computador, ou você sentir que este exercício tem sido inefetivo e ridículo, talvez você queira tentar a seguinte visualização. Se você se sente relaxado e empoderado neste estágio, você *deve* passar para o próximo passo.

A visualização:

Feche seus olhos e respire fundo para entrar em um estado de transe.

Imagine um vasto espaço mofado como o interior de um armazém. Sinta as correntes de ar, sinta o cheiro do ar levemente mofo/umidificado, ouça os pequenos ruídos.

Você está voando pela vasta imensidão do espaço escuro em asas de mariposa. Duas luzes brilhantes podem ser vistas, e você voa em direção a uma delas. A luz está ofuscante e tremeluzente como a batida de suas asas. É colorida e dançante. Você tenta se aproximar desta luz, mas uma camada dura de vidro segura você. Você tenta bater desesperadamente contra o vidro, tentando achar uma maneira de rodeá-lo. E acaba caindo de exaustão.

Você vê outra luz novamente, e é quente, sensual e ondulante. Você voa em direção a esta luz mais amigável. Essa nova luz te envelopa e dá boas-vindas até que do nada em um clarão, ela te engolfou, e todos os sinais da luz tremeluzente anterior está preenchida com uma onda pulsante de êxtase. A luz brilhante é tudo, e o calor insuportável.

Você vê outra luz novamente, e é quente, sensual e ondulante. Você voa em direção a esta luz mais amigável. Essa nova luz te envelopa e dá boas-vindas até que do nada em um clarão, ela te engolfou, e todos os sinais da luz tremeluzente anterior está preenchida com uma onda pulsante de êxtase. A luz brilhante é tudo, e o calor insuportável.

Então, há uma friaca repentina e a luz se estilhaça em milhões de estrelas na escuridão do espaço. Suas cinzas flutuam pelo espaço até começarem a cair em direção a um lindo planeta azul e verde. Você cai pela sua atmosfera e em suas nuvens. As nuvens fazem chover no chão abaixo e você é carregado pela água fria para a terra rica e acolhedora, onde as sementes dormem prontas para desabrochar em um novo crescimento. Perceba que esta terra é a mesma que o chão ao seu redor, e volte para a sala, abrindo os olhos se ainda não o abriu.

Sim, se a parte simples parte do feitiço não estiver funcionado, FAÇA essa visualização. Só lendo a história não terá o mesmo efeito. Se isso não tirou sua alma fora da tela, considere chamar um amigue exorcista. De qualquer modo, continue para o próximo passo.

8.Desligue o computador. Um desligamento completo, incluindo o monitor. Vamos lá, você consegue. Se alguma voz interior estiver lhe dizendo para não se preocupar com essa etapa, examine de onde ela vem e o que a motiva.

9.Volte para a vela. Visualize a vasta conexão web fluindo pelo fogo da vela para outros que conhece, se espalhando ao redor da terra. Se for apropriado, veja se consegue se tornar eroticamente consciente de qualquer um desses outros neste processo. Quando você sentir que estendeu essa visualização até onde for confortável, volte lentamente para si mesmo e para o ambiente em que está.

10.Relaxe e medite no que você experienciou até então por cinco minutos. Mesmo tenha sido diversão ou tédio, anote isso, e reflita sobre.

11.Levante-se e alongue-se completamente. Abra uma janela ou uma porta para fora, mesmo que tenha que fazer um longo percurso para isso, e ofereça uma respiração ao espírito dos ventos. Olhe para o céu, e em direção à terra. Se alguma energia pareça exceciva, tensa ou nervosa, deixe-a fluir para a terra.

12.Recomenda-se uma limpeza posterior. Uma defumação com sálvia branca e/ou um banho relaxante, por exemplo, podem ajudar.

13.Se passou por algo digno de anotação, faça isso, à mão, longe do compiuter.

14.Enxágue e repita conforme necessário.

All rites reversed, copie este rito em qualquer lugar. Para obter a bênção do autor para isso, gire um relógio 3 vezes e bata em um pedaço de madeira próximo.

Ian Lurking Bear, 1996.


E esse é o feitiço pessoal, e pode muito bem ser convertido para sair do vício em tornozeleira eletrônica de bolso, vulgo smarthphones. Só trocar tudo que tiver de compiuters por tornozeleira eletrônica de bolso e a lógica pouco vai se mudar.

E aqui vai uma música, que também envelheceu como um vinho, para embalar sua tentativa: Get off the internet da banda Le Tigre.


It feels so eighties

Or early nineties

To be political

Where are my friends?

(Get off the internet)

I'll meet u in the street

(Get off the internet)

Destroy the right wing

(Get off the internet)

I'll meet u in the street

(Get off the internet)

Destroy the right wing


This is repetitive

But nothing has changed

And I'm crazy

Where are my friends?


(Get off the internet)

I'll meet u in the street

(Get off the internet)

Destroy the right wing

(Get off the internet)

I'll meet u in the street

(Get off the internet)

Destroy the right wing


No mais é isso, e até uma próxima!