(Animação de Pixel Art) Três toupeiras saindo da terra. A do meio carrega um moicano e óculos escuros, a da esquerda com moicano e a da direita de cabelo raspado e tapa olho.

Para mim, tem sido prazeroso construir e ter acesso a uma biblioteca comunitária na minha cidade. Gosto de bibliotecas num geral, só tenho um pouco de pé atrás com as institucionais, onde tem que pagar multas caso não clique em um botão 5 vezes semanalmente. E recentemente ando meio vidrado nos quadrinhos que tem na biblioteca, muita coisa foi doada por grandes companheires de biblioteca (qualquer pessoa que doa livros entra neste patamar s2) e temos uma boa quantidade, então possível que saia algumas postagens sobre quadrinhos aqui pelo blógue. E o quadrinho que vou falar sobre agora tem a ver com a famosa tirinha abaixo que virou meme:

Tira onde aparecem os persoangens Tintin e Capitão Hadock, onde o capitão fala para Tintin -What a week, huh?- E tintin responde -Captain, it's Wednesday- e ao lado tem um cachorro branco bebendo café.

A tira que virou meme, "Que semana hein", "Capitão, é quarta-feira".

No quadrinho que li, a resposta seria "Capitão, a semana já não importa, estamos em greve!", estou falando do bootleg anarquista - Aventuras de Tintin: Conquistando a Liberdade

Foto editada de uma pessoa segurando o quadrinho do tintin conquistando a liberdade, a capa é amarela e possui o tintin gritando ao lado do capitão baddock barbudo serrando o punho. Abaixo do título grande As Aventuras de Tintin Conquistando a Liberdade, é possível ver o nome do autor J. S. Daniel

Gibi: As Aventuras de Tintin Conquistando a Liberdade. É possível ver o nome do autor abaixo do título: J. S. Daniel.

Este gibi é um grande hack em cima das aventuras de Tintin, no qual, nunca me importei, só sabia que era famosinho, e que era belga? E que era um quadrinho. Fiquei sabendo, pela própria capa de trás que é um gibizeco de viés colonialista.

Edit: Fui atrás e o gibi original do tintin chega a ser nojento de tão racista, se você possui um gibi original do tintin, taque fogo imediatamente! Se quiser saber mais sobre dê uma olhada nesta dissertação de mestrado, o link leva para uma página de download automático.

É lindo este hack, chama atenção de quem é despercebido, e vai ter logo de cara exemplos de solidariedade e apoio mútuo, mostra até onde podemos chegar com isso enquanto trabalhadores, vizinhes e parceires. E o óbvio, que agentes do estado, a burguesia, partidos políticos, sindicatos pelegos, no fim, sentam todos juntos contra as pessoas que parasitam. Abaixo tem uns exemplos de fotos do quadrinho com reuniões que acontecem debaixo dos panos:

Tira 1: Reunião ao redor de uma mesa com agentes do estado, dois que parecem ser policiais e outros 2 engravatados, um deles fala -Há mais de 750.000 trabalhadores em greve em todo o país...
Tira 2: O mesmo personagem fala -E há tumultos contínuos em várias áreas que acreditamos estarem conectadas às greves
Tira 3: Para ser sucinto várias autoridades locais estão à beira do colapso... Tira 1: Reunião ao redor de uma mesa com agentes do estado, aparecem enquanto policiais e engravatados. Um dos engravatados que é calvo fala: -A polícia está muito sobrecarregada
Tira 2: O mesmo engravatado continua: -...e em algumas áreas-chave, a lei e a ordem se romperam... irrecuperavelmente.
Tira 3: Outro engravatado, de óculos e cabelo curto: Cavalheiros, temos uma crise capital em nossas mãos... Tira 1: Uma sombra de um policial diz: - Ou então vamos ter que passar a considerar medidas mais severas...
Tira 2: Um engravatado calvo com uma caneta na mão diz: - Com todo respeito, general, já ultrapassamos esse estágio...
Tira 3: O mesmo engravatado calvo diz: As assembleias já são muito fortes... estão administrando cidades inteiras, não estão mais envolvidos apenas com a greve! Tira 1: É possível ver um personagem de costas sem ver seu rosto cruzando os dedos e falando: - Mas é uma oferta excelente! Aumento de salário, uma compensação fantástica para a família do Pedro
Tira 2: O mesmo personagem, calvo de óclinhos dizendo: Com a condição... quero dizer... Com a condição de que voltemos imediatamente  ao trabalho
Tira 3: Três sombras de várias pessoas dizendo: - É Armação - Não sei... - Vendido! Tira 1: Naquela noite... Um vinho endo servido e um engravatado diz - Excelente, obrigado..
Tira 2: O senhor calvo de óclinhos e engravatado diz a um outro calvo engravatado - Como disse... a economia está em recessão e essa greve... quero dizer... e essa greve pode custar caro tanto para o sr. quanto para nós do sindicato.
Tira 3: O sr engravatado diz -Estou ciente disso, Jonas
Tira 4: E Jonas continua - Sinceramente, sr. Cerella, essa greve não vai se resolver tão fácil. Dessa vez preciso fazer concessões
Tira 5: Sr Cerella diz - Não! No nordeste pago metade do que esses peões ganham aqui e ainda reclamam! E Jonas diz - Mas... quem sabe corrigimos as horas extras...
Tira 6: Sr Cerella gria - NÃO! Tira 1: Capitão Haddock diz - E os que não voltarem?! Vão botar na rua?! Isso é o que o Jonas aqui não diz! Se a gente voltar sem as mudanças elas nunca vão acontecer!
Tira 2: Jonas proclama - Vamos ser democráticos, companheiros! Quem é a favor de..., Tintin o interrompe e pergunta - Mas qual é a oferta?!
Tira 3: Bem, os detalhes vão ser encaminhados em um ofício, mas posso garantir que..., Tintin o interrompe novamente e diz - É outra enrolação!

6 tiras fotografadas do quadrinho que representam essas reuniões por baixo dos panos e o representante do sindicato pelego tentando puxar as pessoas pro lado dele com mentiras.

O grande plot da história, é quando morre um trabalhador dentro do canteiro de obra onde o Tintin está trabalhando, uma das mais fodidas, onde trabalhadores conhecidos por serem encrenqueiros acabam tendo que aceitar as condições insalubres de lá. E lá está o Capitão e Tintin, que presenciam a morte do colega, e junto com os companheiros declaram greve.

Tira 1: Um inspetor da obra, calvo, engravatado, e com pastas na mão pergunta aos trabalhadores da obra - O que diabos tá acontecendo?!
Tira 2: Um trabalhador, cabelo curto e camisa quadriculada, totalmente em choque diz - O Pedro... Ele morreu... O andaime... simplesmente caiu... eu tentei avisar, mas...
Tira 3: O inspetor da obra diz - E o corpo? Quero dizer... e o corpo onde está? Ele tinha bebido alguma coisa? Tira 1: Trabalhador responde -Ahm?! Do que você tá falando? É claro que não!
Tira 2: Inspetor responde -Olha, eu só tô tentando saber o que aconteceu. Eu não posso contatar a família, muito menos escrever um relatório, sem saber dos fatos e das testemunhas
Tira 3: Outro trabalhador irritado responde -Eu vô te falar da porra dos fatos! Tem um cara morto ali porque esse canteiro tem uma segurança de merda! Tira 1: Trabalhador de camisa xadrez irritado responde - Ouviu? Esse canteiro tá completamente fechado a partir de agora! E inspetor responde - O qu.. O que vocês querem?
Tira 2: Trabalhadores respondem um por um - Aumento salarial! - Segurança! - Hora-extra!
Tira 3: O trabalhador da camisa xadrez diz ainda - Queremos também que você se demita! Era sua a responsabilidade pela segurança!

3 tiras fotografadas do quadrinho que mostram a revolta coletiva dos trabalhadores do canteiro da Cerella. Elas seguem a ordem correta dos fatos.

A partir daí as coisas vão crescendo, e a greve vai ganhando apoio de vários setores da sociedade, vizinhos revoltados com a especulação imobiliária e gentrificação da cidade, que tem ligação direta com a exploração dos trabalhadores da construtora, trabalhadores de outros canteiros de obras, de outras empreiteiras, fornecedores de materiais, dos correios, todos juntos vão sabotando o que podem para dar continuidade à greve, que ganha dimensões onde é possível ver a conquista da liberdade, chegando ao ponto das pessoas cogitarem abandonar o condicionado salário ao perceber que tudo pode ser gerido por elas mesmas, superando as mãos do capital.

Outras coisas que me chamaram atenção no quadrinho são outros personagens que colam junto, como a Nice, Gus, Pezão, Bigode, e outros que tu não vê o nome, mas reconhece pelo desenho. Também o hack traduzido pro brasileiro do Gustavo Pradella e Hudson de Lima Rabelo é muito boa, tendo edições gráficas, como por exemplo a TV passando Jornal Nacional, referências de empresas daqui para os nomes fictícios e expressões como VYRXY MARIA! Trabalho de qualidade. Ah, outra coisa massa do quadrinho, é que tem muita ação! Direta e criativa, empenhada pelos personagens:

Foto do quadrinho com tiras de um personagem quebrando um vidro enquanto o tintin com uma balaclava peparando um molotov diz - AH CARALHO! A GENTE TÁ FAZENDO! A GENTE TÁ FAZENDO ISSO MESMO!!!
Embaixo tem mais tiras sendo o primeiro o tintin jognado o molotov e outra tira de duas pessoas conversando -Olha só, achei esse relógio naquela vitrine! E a pessoa responde - Ih! Já é assim tão tarde?! e na outra tira a pessoa fala - Hora de irmos... Não tem motivo pra ficarmos aqui abusando da sorte... Foto de uma parte da página do quadrinho onde duas pessoas encapuzadas tem o diálogo - Vai, eu acendo e você joga. Uma das pessoas joga um molotov que explode WOOMF, e uma delas fala - Caraca! Queima Jesus! Foto de uma parte do quadrinho que diz:
Tira 1: Tintin com uma touca dirigindo um carro e dizendo - Vo estacionar ali atrás - É mais facil de pular a cerca...
Tira 2: O carro estacionado na frente da obra que tem a proteção pixada: Vamos pegar vcs furões traíras. E uma forca com um zé palito ao lado
Tira 3: Tintin puxa a touca que vira uma balaclava e ele diz - É isso... hora de se vestir de zapatista... Foto de uma parte do quadrinho que diz: 
Tira 1: Um policial que vê uma mobilização tira seu capacete e diz - Ei, vocês, mas que inferno!
Tira 2: Policial toma uma tijolada na cabeça
Tira 3: Personagem encapuzado diz - Ok, lá vamos nós... É possível ver mais dois personagens, um de lenço e outro atrás com um taco de beisebol Foto de parte do quadrinho onde na
Tira 1: Alguns dias depois... Imagem de uma pessoa colando lambes escrito: Greve Assembleia Geral
Tira 2: Pessoa colando uma placa escrita: Sindicato
Tira 3: Uma escada e uma placa escrita: Articulação de Greve.

5 tiras fotografadas do quadrinho que mostram ações diretas das pessoas contra o capital.

É isso pessoal, se possível compre, leia e compartilhe, vale a pena, é uma grande semente da revolução disfarçada, pronta para pegar alguém desprevenide. É a versão melhorada de Eles Não Usam Black-Tie onde todo mundo tá revoltado tanto quanto o italiano lá que agita seus companheiros ao máximo. E com a união e solidariedade das pessoas as coisas terminam, ou melhor, só começam, bem.